12/05/2020 às 19h33min - Atualizada em 12/05/2020 às 19h33min

HSVP emite nota sobre morte de paciente com covid-19 na unidade

Segundo o hospital, o paciente deu entrada na emergência do HSVP no domingo (10), já em estado grave, vindo a óbito no mesmo dia. Além da infecção pelo vírus, confirmado por meio de exame oficial, a vítima também apresentava um quadro avançado de asma e bronquite.

O hospital informou ainda que o paciente foi recebido conforme todos os protocolos de segurança, tanto para ele quanto para a equipe de atendimento. “Fizemos todos os procedimentos necessários e possíveis na busca de reverter o quadro, porém, infelizmente não foi possível, devido ao estado avançado de enfermidade do paciente”, explicou o diretor técnico do hospital, Michael R. Lang.

O HSVP reiterou que está em constante movimentação, tomando todas as medidas necessárias, para atender a comunidade de Mafra e do Planalto Norte, em relação à pandemia.

A unidade criou um Comitê Multidisciplinar Interno de Enfrentamento ao Covid-19, sob a coordenação de Michael, e composto por mais de 20 profissionais do hospital e de serviços terceirizados, que se reúnem regularmente para análise da situação, atualização e adoção de normas e orientações técnicas emanadas pelo Ministério da Saúde, Governo de Santa Catarina, Secretaria Municipal e Estadual da Saúde e outros órgãos normatizadores. O objetivo do comitê é garantir a proteção e segurança dos pacientes e dos profissionais do hospital.
“Atualmente contamos com 104 leitos, sendo 20 destes de UTI, com instalações e equipamentos modernos, dentre eles 36 respiradores, sendo 5 anestésicos localizados no centro cirúrgico” afirma Michael.

Além disso, a unidade conta com mais 14 leitos de UTI já habilitados pelo Governo de Santa Catarina e Ministério da Saúde, para funcionamento imediato e exclusivo para pacientes com diagnóstico de Covid-19, confirmados.
A nota também especifica, que em relação ao atendimento na área de emergência, o fluxo é organizado desde o primeiro atendimento até o momento da alta do paciente.

O funcionamento segue da seguinte forma: Já na recepção é feita a primeira análise do estado de saúde do paciente, realizada por um profissional adequadamente preparado e munido dos EPIs necessários para assegurar também a sua  segurança.
 
O fluxo é organizado para que não haja contato entre os pacientes e ambos sejam atendidos da forma mais ágilpossível. A unidade de emergência é localizada anexa ao HSVP e atualmente registra um atendimento de aproximadamente 20 pessoas por dia.

O HSVP conta com 440 colaboradores e um corpo clínico de mais de 120 médicos de diversas especialidades.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »