18/04/2020 às 17h48min - Atualizada em 18/04/2020 às 17h48min

Morador encontra onça-parda dentro de casa em Mafra

G1
A onça-parda (Puma concolor) encontrada neste sábado (18) em uma casa na Vila Formosa, em Mafra, no Norte catarinense, retornou a uma área de mata após a operação de resgate, que levou mais de sete horas. Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), o felino estava em boas condições de saúde.

De acordo com o comandante da PMA de Canoinhas Fernando Lopes, o animal foi encontrado durante a manhã. Durante a tentativa de resgatá-lo para que fosse devolvido à natureza, ele acabou fugindo em direção a um matagal da região.
"A onça-parda, suçuarana ou leão-baio, como é mais conhecida na nossa região, é considerada o topo da cadeia alimentar, então se tem esse animal aqui é porque tem área farta pra ela. Conseguimos ver ela bem de perto, várias vezes, e não tinha nenhum machucado. Quando ela fugiu, pulou vários muros, e deve voltar para o lugar onde já estava no seu habitat natural", disse.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar Marcelo Pereira, foram feitas buscas, mas a onça-parda desapareceu em meio à vegetação. No entanto, ele afirmou que durante a noite será feita rondas próximo do local.

O trabalho de captura foi cansativo e envolveu equipes do município e da cidade vizinha. O dono da casa entrou em contato com a PM de Mafra por volta das 10h20. No local, os policiais confirmaram a presença do animal e acionaram a PMA de Canoinhas e a equipe do Corpo de Bombeiros. Um biólogo e um professor também acompanharam a operação.

De acordo a veterinária Cristiane Kolesnikovas, da Associação R3 Animal, é comum a presença da espécie no estado. "É o segundo maior felino do Brasil e ocorre em grande variedade de habitats. Amplamente distribuída por todo o continente americano. Ele tem hábitos noturnos e é um período que ele costuma se deslocar", explicou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »