30/03/2020 às 07h26min - Atualizada em 30/03/2020 às 07h26min

Bancos e lotéricas de SC reabrem nesta segunda (30); veja as regras de funcionamento

As agências bancárias e lotéricas poderão reabrir a partir desta segunda-feira (30), em Santa Catarina. Para regulamentar como será o funcionamento, o governo do Estado publicou portaria normativa. O anúncio foi feito neste domingo (29).
Moisés confirmou também a prorrogação da quarentena por mais sete dias. Com isso, o isolamento horizontal, que terminaria na próxima quarta-feira (1°), irá até o próximo dia 8, havendo, segundo o governador, flexibilizações para obras do poder público e civil.
A flexibilização, também altera o funcionamento para lotéricas e bancos. Veja quais são as regras para esses estabelecimentos a partir desta segunda (30), em Santa Catarina:
Funcionários em grupo de risco
As agências deverão manter o afastamento de empregados pertencentes a grupo de risco, sem prejuízos de salários. Incluem-se neste grupo: pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos. O trabalho remoto (home office) deverá ser priorizado nos setores administrativos.
Transporte para funcionários
Caso seja necessário, deverá ser organizado pela empresa o fretamento de transporte, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados.
Controle de entrada
As agências bancárias e lotéricas deverão fazer o controle de acesso, mantendo uma pessoa na porta da unidade para orientar os clientes que buscarem atendimento. Este trabalhador deverá estar utilizando máscara cirúrgica. A prioridade será encaminhar para atendimento eletrônico ou por telefone, reduzindo o fluxo dentro das agências.
Além disso, também deverá ser feito o controle da área externa, com a organização das filas para que seja mantida a distância mínima de 1,5m entre cada pessoa.
A entrada na agência será feita em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações em seu interior.
Higiene na entrada e dentro da agência
Também deverá ser feito controle para que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool gel ou similar. Deve ser oferecido álcool gel ou similar em pontos estratégicos como na entrada do estabelecimento, nos corredores, balcões e mesas de atendimento dispensadores para uso dos clientes e funcionários.
Atendimento preferencial
Idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes terão atendimento preferencial e especial.
Áreas ventiladas
Todas as áreas internas deverão ser ventiladas, inclusive refeitórios de funcionários e locais de descanso, caso existam nos estabelecimentos.
Contato com clientes
A portaria ainda determina que os trabalhadores devem ser orientados a intensificar a higienização das mãos, principalmente antes e depois do atendimento de cada cliente, após uso do banheiro, após entrar em contato com superfícies de uso comum como balcões, corrimão e teclados de caixas, por exemplo.
Caixas eletrônicos
Nos locais onde há uso de máquina para pagamento com cartão, esta deverá ser higienizada com álcool 70% ou preparações antissépticas após cada uso. Os caixas eletrônicos de autoatendimento ou qualquer outro equipamento que possua painel eletrônico de contato físico também deverão ser higienizados.
Uso de máscaras
Os trabalhadores que atendem ao público nas operações bancárias devem usar máscara cirúrgica devido a proximidade exigida pela confidencialidade das operações. No entanto, a determinação não se aplica aos trabalhadores das casas lotéricas que trabalham atrás de guichês de vidro.
Atendimento dentro de shoppings e centros comerciais
Como algumas agências bancárias e lotéricas funcionam dentro de outros estabelecimentos comerciais, a portaria ainda determina que o shopping, galeria ou centro comercial deve providenciar a abertura somente da porta de acesso mais próxima à agência ou unidade de atendimento.
Com isso, as demais áreas do shopping, galeria ou centro comercial devem ser bloqueadas não permitindo a circulação de pessoas no seu interior.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »