29/03/2020 às 18h10min - Atualizada em 29/03/2020 às 18h10min

Governo prorroga quarentena e casos de pacientes com coronavírus sobe para 197 em SC

G1
Santa Catarina tem 197 casos de pacientes com Covid-19, informou o governador Carlos Moisés na tarde deste domingo (29). Ao menos 16 pessoas dos casos confirmados estão internadas em unidades de terapia intensiva. O estado tem uma morte registrada pela doença. Carlos Moisés (PSL)anunciou que também vai prorrogar as medidas de isolamento social até 8 de abril.

"Prorrogação por mais sete dias desta quarentena já estabelecida em Santa Catarina com algumas flexibilizações no que diz respeito a obras públicas, também obras de construção civil e na questão dos bancos, que a partir de segunda-feira (30) passam a funcionar com uma série de restrições emitidas por portaria", disse o governador do estado.
Segundo Moisés, a necessidade de seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) "na prevenção do contágio pelo coronavírus para se diminua a curva de avanço da doença" foi alinhada em conversa com os municípios na manhã de domingo e de tarde, em reunião com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Tribunal de Constas do Estado (TCE), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
"Pretendemos que os municípios façam pelo menos normas de repetição daquilo que o Estado determina ou que venham, pelo menos, aderir as medidas restritivas que Santa Catarina vem tomando através da autoridade sanitária", disse o governador.

Após anunciar a prorrogação da quarentena e os novos casos, o Governo de Santa Catarina reforçou o pedido para que a população fique em casa.
O Governo do Estado não detalhou até as 17h45 quais eram as cidades que tinham registrado os novos casos. Na manhã de sábado (28) eram 184 casos confirmados em 37 cidades, além de pacientes de outros estados e também de outras nacionalidades notificados em Santa Catarina.

Retomada gradativa de atividades adiada
Na quinta (26), ele anunciou a retomada gradual das atividades no estado, mas neste domingo reforçou que a volta de serviços não essenciais dependeria da preparação do sistema de saúde. Em uma reunião pela manhã com prefeitos, com a participação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e 21 associações de municípios, ele informou que deveria prorrogar a quarentena a partir de quarta-feira (1º). Na terça-feira (31) terminaria o prazo do decreto que prorrogou mais por sete dias a quarentena para prevenir a propagação do coronavírus.

Segundo Moises, as atividades são essenciais só poderiam ser retomadas se equipamentos de proteção individual e recursos do Governo Federal chegarem, assim como materiais para leitos de unidade de terapia intensiva adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde.
Com o anúncio na quinta de retomada gradual das atividades não essenciais, mais de 50 organizações científicas publicaram uma manifestação na sexta-feira (27) demostrando preocupação com a decisão.

Neste domingo, Moises oficializou que a quarentena será prorrogada e, com isso, o retorno gradativo de atividades deve ser adiado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »