26/03/2020 às 18h49min - Atualizada em 26/03/2020 às 18h49min

Governo anuncia quando cada setor vai voltar ao trabalho em Santa Catarina

G1
Em coletiva no final desta quinta-feira (26), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, apresentou o Plano Estratégico de Retomada das Atividades Econômicas no Estado, adotado no combate à pandemia do coronavírus.  Na oportunidade, também foram divulgados os números do vírus no estado, que registra 149 casos confirmados.

No plano, a partir de segunda-feira (30), estão autorizados a retomar parcialmente as atividades, as instituições bancárias, lotéricas e cooperativas de crédito exclusivamente para atendimento de pessoas que necessitem de serviços bancários presenciais.

A partir de quarta-feira (1/4), retomam as atividades e os serviços privados não essenciais, a exemplo de academias, shopping centers, bares, restaurantes e comércio em geral; atividades do setor hoteleiro; de Construção Civil; escritórios de prestação de serviços em geral; centros de distribuição e depósitos.

Para retomar o funcionamento, esses setores deverão, no entanto, obedecer regras de funcionamento:

1) Para estabelecimentos com permissão de atendimento ao público e entrada de pessoas:
a) limitação de entrada de pessoas em 50% (cinquenta por cento) da capacidade de público do estabelecimento,
podendo este estabelecer regras mais restritivas;
b) controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do
estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima de 1,5 m (um metro e cinquenta centímetros) entre cada pessoa.

2) Priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes ao grupo de risco, tais como
pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos e gestantes;

3) priorização de trabalho remoto para os setores administrativos;

4) adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a
transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho e no atendimento ao público;

5) utilização de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores, ficando a ocupação de cada veículo limitada a 50% (cinquenta por cento) da capacidade de passageiros sentados;

DA AUTORIZAÇÃO TOTAL DE ATIVIDADES

Ficam autorizadas totalmente as seguintes atividades, a partir de quarta-feira (1/4)

a) Os serviços autônomos, domésticos e os prestados por profissionais liberais.

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Santa Catarina subiu para 149. O governador Carlos Moisés (PSL) apresentou os dados em coletiva na noite desta quinta-feira (26). Ele também comentou a primeira mort
e pela doença Covid-19, provocada pelo vírus, no estado. A vítima foi um idoso de 86 anos.

Primeira morte
O idoso de 86 anos que foi o primeiro paciente a morrer em função do novo coronavírus em Santa Catarina morava em uma casa de repouso em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, havia menos de uma semana quando foi internado no Hospital Regional de São José, na mesma região, por causa da doença. A família afirma que ele não apresentava sintomas da Covid-19.

O governador confirmou a morte dele às 23h59 de quarta (25). A vítima morava anteriormente em Porto Belo, no Litoral Norte, e tinha sido levado por um dos filhos para a casa de repouso no último dia 18. Conforme o dono do estabelecimento, ele não apresentava os principais sintomas da Covid-19, mas reclamava de dores nas costelas, devido a fraturas sofridas dias antes.

O filho que levou o idoso até o local disse à NSC TV que três irmãos se revezavam para cuidar do pai e que, devido a dificuldades para esse cuidado, não tiveram outra saída a não ser levá-lo para esse espaço de convivência.

Esse filho, que tem mais de 60 anos, disse que o primeiro atestado não apontava que a morte tinha sido causada por coronavírus, que o pai não havia tido contato com ninguém que esteve no exterior, e que agora a família está isolada em função da doença.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »