21/03/2020 às 10h48min - Atualizada em 21/03/2020 às 10h48min

Casos de coronavírus em Santa Catarina sobem para 51 confirmados

G1
Os casos de coronavírus em Santa Catarina subiram para 51 confirmados, segundo o Governo do Estado na manhã deste sábado (21). Outros 361 casos ainda são investigados em todas as regiões catarinenses.

"Às 8h30 deste sábado eram 51 casos, mas neste momento já deve ser um pouquinho maior, pois todo tempo estamos recebendo atualização dos laboratórios", informou o governador Carlos Moisés (PSL) em coletiva de imprensa junto dos secretários da Saúde, Helton Zeferino, e da Comunicação, Ricardo Dias.

Santa Catarina está no estágio de transmissão comunitária, quando não é possível identificar a origem do contágio, e decretou situação de emergência na terça (17). Entre as restrições estão o fechamento de comércios não essenciais, e a proibição de transporte coletivo e de permanência de pessoas em locais públicos como parques, praças e praias. A recomendação é que a população fique em casa.
Apesar de a transmissão comunitária ter sido identificada no Sul catarinense, Zeferino disse que isso já pode estar ocorrendo em qualquer região do estado, com pessoas assintomáticas.

Segundo o governador, o estado tem atualmente, entre hospitais estaduais e filantrópicos, 48 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) aptos a receber pacientes, e 104 novos leitos podem ser disponibilizados em até 20 dias. A meta do estado é garantir 278 leitos durante o período de enfrentamento da doença.

As cidades com casos diagnosticados são:
Florianópolis:
Tubarão:
Balneário Camboriú:
Braço do Norte:
Criciúma:
Joinville:
Imbituba:
Rancho Queimado:
Chapecó:
Jaraguá do Sul:
Itajaí:
Navegantes:
Pomerode:
São José:
Gravatal
Jaguaruna

Fiscalização do decreto
Desde a publicação do decreto, foram feitas 5.102 intervenções pela polícia em Santa Catarina durante fiscalização do cumprimento das novas regras, gerando 517 ocorrências e 479 notificações. No total, foram 38 interdições e assinados 68 termos circunstanciados. Na média, 7,8% viram intervenções nos estabelecimentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »