21/03/2020 às 07h25min - Atualizada em 21/03/2020 às 07h25min

Saúde confirma dois óbitos por Influenza A em Lages SC

Correio Lageano

Dois óbitos ocorridos em Lages, na semana passada, foram diagnosticados como sendo por Influenza A. Agora, a Vigilância Epidemiológica do município aguarda os resultados de um segundo exame, que vai identificar a subtipagem da influenza (H1N1, H3N2, etc) que acometeu os pacientes e se há relação com outras doenças como leptospirose e hantavirose.

De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica de Lages, Sumaya Pucci, o município registrou sete pacientes com suspeita de Influenza A, sendo três confirmados e duas mortes. Ela explica que a vigilância continua com a investigação, porque devido ao quadro dos pacientes, que apresentavam outras comorbidades, há possibilidade de que outras doenças estejam relacionadas.

Sumaya reitera que os casos não têm relação com a Covid-19. “Não têm nenhuma relação, pois eles não viajaram e não tiveram contato com nenhum caso confirmado. Está totalmente descartado. Para um deles, inclusive, já foi realizado o exame para covid 19 e deu ‘não detectado’”, explica.

O vice-prefeito, Juliano Polese, informou que uma das vítimas era funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para a Berneck e estava trabalhando na obra da empresa, em Lages. “Já foi diagnosticado para influenza A e, em virtude dos outros problemas que ele tinha, acabou indo a óbito. A gente está aguardando e o Lacen [Laboratório Central] deve confirmar nos próximos dias que tipo de Influenza A era, mas só pra esclarecer, porque na verdade, não tem nada a ver com o coronavírus”, completa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »