17/03/2020 às 06h44min - Atualizada em 17/03/2020 às 06h44min

Santa Catarina registra mais um caso de coronavírus; número chega a 7

G1
Santa Catarina registrou nesta segunda-feira (16) mais um caso do novo coronavírus, subindo para sete a quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença no estado. A paciente mais recente é uma mulher que mora na Alemanha e veio visitar a família em Florianópolis. No estado, há 109 casos suspeitos em análise, enquanto 44 foram descartados.
Os municípios com diagnósticos confirmados são: Florianópolis (3 casos), Rancho Queimado (2 casos); Joinville (1 caso) e Braço do Norte, cujo único paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Içara. Os demais estão em isolamento domiciliar. O tratamento é feito com medicações usadas contra a H1N1 e demais síndromes gripais e respiratórias.
A pandemia do novo coronavírus provocou a alteração de diversos serviços no estado. A prefeitura da capital, por exemplo, anunciou a suspensão por 14 dias das aulas nas rede pública e privada a partir de terça (17), assim como as atividades de museus, cinemas, bibliotecas e teatros. As escolas da rede estadual, por enquanto, serão mantidas em funcionamento.
Desde quinta-feira (12), os exames referentes ao coronavírus no estado têm sido feitos pelo Lacen, que recebeu 500 kits para a análise.
Orientações
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16), o secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, reforçou as principais recomendações neste momento para tentar conter o avanço da doença:
Idosos acima de 65 anos devem evitar aglomerações, assim como pessoas com sintomas gripais;
Pessoas que viajaram recentemente para locais de transmissão devem ficar em casa por 14 dias se estiverem com sintomas do Covid-19; os que não apresentarem sintomas também devem ficar reclusos, mas por sete dias;
Pessoas que tiverem com sintomas da doença devem evitar ir a hospitais, e buscar primeiro os postos de saúde.
Doença no Brasil e no mundo
O Brasil tem 234 casos confirmados do novo coronavírus, sendo a maior parte em São Paulo e no Rio de Janeiro, conforme o último boletim do Ministério da Saúde. Outros 1.624 casos foram descartados. No domingo, eram 200 pacientes diagnosticados no país.
Em todo o mundo, foram registradas 7.074 mortes pela doença, conforme monitoramento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Dessas, 3.217 ocorreram na China, onde surgiram os primeiros casos de Covid-19.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »