03/03/2020 às 08h42min - Atualizada em 03/03/2020 às 08h42min

Número de casos suspeitos em SC sobe para 36; confira as cidades

O número de casos suspeitos de coronavírus (Covid 19) em Santa Catarina quadruplicou e chegou a 36 nesta segunda-feira (2), conforme a última atualização do Ministério da Saúde, sendo a maior parte em Florianópolis. O estado é o quinto do país em quantidade de casos suspeitos. No Brasil, há dois pacientes com a doença, sendo que ambos vivem em São Paulo e estiveram recentemente na Itália. Outros 433 casos ainda estão sendo investigados.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3.030 pessoas em todo o mundo já morreram por causa da doença, a maior parte na China, cuja cidade de Wuhan é considerada o epicentro do Covid-19, infecção provocada pelo vírus. Houve quase 90 mil casos confirmados da doença no mundo.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou que em Santa Catarina os casos monitorados estão em 12 cidades:

Florianópolis - 11
Joinville - 7
Balneário Camboriú - 3
Itajaí - 3
Chapecó - 2
Itapema - 2
São Bento do Sul - 2
São José - 2
Concórdia - 1
Pouso Redondo - 1
São João Batista - 1
Tijucas - 1
Apesar do crescimento da quantidade de casos suspeitos, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, afirmou que não há motivo para pânico e que não há necessidade que a população compre e estoque máscaras e álcool gel.
"Todos os estados registraram aumento de número de casos em investigação, isso num momento em que estamos recebendo as informações de pessoas que estão transitando da Europa para o Brasil, isso está dentro de uma situação de normalidade”, declarou.
Os países atualmente com transmissão local do coronavírus são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China. Quem esteve nessas localidades e tiver febre e mais um sintoma de gripe é enquadrado como caso suspeito da doença, segundo critérios do Ministério da Saúde.
"O estado de Santa Catarina é um estado que recebe muitas pessoas que viajam pelo mundo, é muito característico do estado, mas ao mesmo tempo temos que ter a população preparada para que adote as condutas de segurança que são indicadas para todas as síndromes gripais", disse Zeferino. A principal delas é lavar as mãos com frequência.
Segundo Zeferino, o Ministério da Saúde informou nesta segunda que existe a possibilidade de que o Laboratório Central (Lacen) faça os exames para detectar o vírus e que a maioria das pessoas que possa vir a ser infectada será tratada em casa.
"É uma síndrome gripal, com alguns dias de alojamento em suas residências e a vida segue normalmente. Temos um índice muito pequeno de pessoas que vão precisar de atendimento em unidade hospitalar", declarou o secretário.
Aplicativo
O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus – SUS, disponível em Android ou iOS, com informações sobre a doença, como sintomas, formas de prevenção e dicas para viajantes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »