21/02/2020 às 08h09min - Atualizada em 21/02/2020 às 08h09min

Cobra Jaracuçu uma das mais venenosas é capturada, no Extremo Oeste de SC

Jaracuçu é a segunda maior espécie peçonhenta do Brasil e uma das mais venenosas

Diário Catarinense
Uma cobra venenosa de 1,2 metro foi capturada por um agricultor na quarta-feira, na linha Raigão Baixo, no interior de Tunápolis, que fica no Extremo Oeste, na fronteira com a Argentina. Ele ligou para a Polícia Militar de São Miguel do Oeste, que constatou que uma Jaracuçu, espécie que é rara na região, considerada uma das mais venenosas do Brasil, sendo a segunda maior espécie de serpente peçonhenta, podendo chegar a 2,2 metros. Sua presas chegam a 2,5 centímetros de comprimento e podem injetar grande quantidade de veneno quando pica alguém.
 
 De acordo com a Polícia Militar Ambiental esses animais aparecem com mais frequência no verão. A recomendação é de não tentar capturar e nem matar o animal, pois tem papel importante no ecossistema, de controle de roedores, por exemplo. O veneno também pode ser utilizado para produção de soros e vacinas.
A cobra foi levada para um dos laboratórios da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em São Miguel do Oeste, para análise e catalogação e, posteriormente, será devolvida ao seu habitat.

Os policiais ambientais também recomendam para a população manter limpos os jardins e arredores das casas, sem acúmulo de galhos, folhas e entulhos, pois eles podem servir de abrigo para esse tipo de animal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »