23/01/2020 às 06h50min - Atualizada em 23/01/2020 às 06h50min

Ciclone extratropical deve atingir costa de Santa Catarina nesta quinta

O encontro de dois sistemas, de alta e baixa pressão (chamado de ciclone Kurumim), deve influenciar o tempo em todo o litoral catarinense a partir da manha desta quinta-feira (23). Devem ser registradas ondas e ventos fortes na porção litorânea.

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, o transporte de umidade deve ocasionar ainda chuvas volumosas com o risco de enxurradas, deslizamentos e alagamentos no litoral. A previsão é que tempo normalize a partir da madrugada de sábado (25).

O ciclone Kurumim, com características subtropicais, está em formação no litoral paulista desde a manhã desta quarta-feira (22). Entretanto ele atinge o litoral catarinense a partir da manhã desta quinta-feira (23). Conforme Clovis Correa, meteorologista da Epagri/Ciram, o fenômeno vem ao encontro de um sistema de alta pressão, formado no litoral do Rio Grande do Sul.

Conforme a Defesa Civil, está previsto chuva significativa para a porção leste do Estado, com destaque para a Grande Florianópolis, Litoral Sul e áreas de fronteira com o Planalto Sul.

As autoridades alertam os pescadores que usam embarcações de pequeno e médio porte. Além disso, a orientação é que se evite pescar ou realizar qualquer pratica em alto mar durante o período de formação e passagem do ciclone.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »