15/01/2020 às 09h53min - Atualizada em 15/01/2020 às 09h53min

São Francisco do Sul recebe navio de cruzeiro com rota internacional

nsctotal.com
Às 8 horas, já era possível avistar, na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, a embarcação que é considerada a "primeira-dama" entre os navios de cruzeiro. O Amadea parou para fazer escala no Litoral Norte de Santa Catarina nesta terça-feira, 14, e movimentou a parte central da cidade e a região das praias com passageiros e tripulantes de diversas nacionalidades como alemães, americanos, filipinos, indonésios, irlandeses, franceses e australianos.

O navio partiu da Riviera Francesa em dezembro do ano passado e, no Brasil, passou por alguns dos principais destinos do país como Fortaleza, Salvador, Búzios, Rio de Janeiro, Ilha Grande e Ilhabela. A previsão de partida é às 20 horas desta terça-feira, quando o navio segue para o Rio Grande do Sul. O prefeito em exercício, Walmor Berretta Júnior, a secretária de Turismo, Jamille Douat, o presidente da Câmara de Vereadores, Álvaro José Siebers, o delegado da Alfândega da Receita Federal, Edwilson Pascoal da Mota, foram recebidos a bordo pelo comandante do navio, o capitão Hubert Fjohr. As informações são do departamento de comunicação de São Francisco do Sul.

Na ocasião, o prefeito em exercício presenteou o comandante com uma placa pela passagem do Amadea no município. A gentileza foi retribuída com uma réplica em madeira da miniatura da embarcação.

— Estamos muito felizes por fazer parte, novamente, dessa movimentação turística com navios de cruzeiros. O nosso foco é dar visibilidade ao potencial do turismo da cidade e promover a geração de renda — destaca Berretta.

A estimativa é que a vinda do navio, com capacidade para 550 passageiros, gere movimentação econômica na cidade. 

— Esse impacto direto na economia do município diz respeito à movimentação dos turistas em bares, restaurantes, comércio, envolve os taxistas e tem um efeito multiplicador muito positivo. Além disso, temos a possibilidade da divulgação espontânea de São Francisco do Sul em nível nacional — ressalta a secretária de Turismo, Jamille Douat.

Cidade movimentada
O movimento no Centro Histórico de São Chico foi diferente na terça-feira. Mais pessoas circulando, visitando os pontos turísticos e levando sua recordação de São Francisco do Sul por meio de uma lembrança ou foto. O casal Kristen e Reinhard Wortmann, de Frankfurt, desembarcou por volta de 10h e, com a ajuda de um mapa, programaram seu passeio pelo Centro Histórico passando pelo Mercado Público e Igreja Nossa Senhora da Graça. 

— É a primeira vez que viajamos para o sul do Brasil. Visitamos, no ano passado, nosso filho que trabalha em São Paulo e aproveitamos esta viagem para conhecer mais o sul do país e, depois, vamos a Buenos Aires — disseram.  

A recepção dos visitantes foi organizada pela Secretaria de Turismo que produziu material em alemão, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, disponibilizou, ainda, mapas em inglês, e um profissional com inglês fluente para divulgar a cidade a bordo aos passageiros. Além da estrutura montada no Terminal Turístico Naval para embarque e desembarque, as apresentações culturais no Aterro da Babitonga, da Escola Unidos do Paulas e do Boi de Mamão do Grupo 25 de Dezembro, disponibilizadas pela Fundação Cultural, deram um toque especial.

Para 2021, já estão confirmadas duas escalas para a cidade. O navio Seven Seas Voyager chega em janeiro e, em outubro, o Crystal Endeavor. Em 2022, mais passageiros visitarão a cidade com a vinda do navio Hanseatic Inspiration.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »