13/01/2020 às 07h00min - Atualizada em 13/01/2020 às 07h00min

Polícia de Santa Catarina tem a viatura mais rápida do Brasil

nsctotal.com
O Fantástico, da Rede Globo, mostrou na noite deste domingo (12) as superviaturas da polícia brasileira: carros apreendidos, que a Justiça autorizou serem usados pelas forças de segurança. Entre os "Transformers da vida real" apresentados estão o Camaro, o Porsche Cayenne e o Mercedes-Benz C63S que são usados pela Polícia Militar de Santa Catarina.
O Camaro e o Porsche estão com o 12º Batalhão da PM, em Balneário Camboriú. 
Já o Mercedes ficou com a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina (PMRv) - e é a mais rápida viatura das Polícias Militares de todo o país: tem motor de 510 cavalos e faz de zero a 100 km/h em quatro segundos.
Dirigir um carrão como esse tem suas peculiaridades, e apenas quatro policiais foram habilitados pela PM para conduzir a superviatura pelas estradas catarinenses.

Os carrões são usados como "embaixadores" da Polícia Militar, em ações especiais, especialmente com crianças - nada de perseguição a criminosos, até porque a "guarda" não é definitiva. A Justiça liberou o uso temporariamente. 
O Mercedes e o Porsche vieram de uma operação de combate ao tráfico de drogas, em 2018, em que um suspeito de tráfico foi preso em Balneário Camboriú. Foragido do Estado de Goiás, ele vivia como um milionário no Litoral de Santa Catarina - até ser descoberto.
A manutenção dos carrões da polícia é bancada pela iniciativa privada, por meio de doações. A PMSC paga pelo combustível das superviaturas.

Questionado sobre o risco dos carrões levarem à impressão de que o crime compensa, o coronel Evaldo Hoffmann, comandante da PMRv, reforça que a função é educativa.
- O criminoso comprou o carro, mas está preso. Quem utiliza é a polícia, para o bem.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »