07/01/2020 às 21h17min - Atualizada em 07/01/2020 às 21h17min

Irã ataca com mísseis base de militares americanos no Iraque

G1
A base iraquiana de Ain Al-Asad, que abriga forças americanas e iraquianas, foi atingida nesta terça (7) por foguetes, disse uma autoridade americana à agência de notícias Reuters. A fonte afirmou que ainda não há informações sobre vítimas ou danos.
O presidente americano, Donald Trump, está a par do ataque, segundo a Associated Press. "O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional", disse a Casa Branca em comunicado.
Mais cedo, a rede estatal de TV iraniana havia informado que o Irã lançou "dezenas" de mísseis contra a base, segundo a AP. De acordo com a rede, é a operação de vingança de Teerã, chamada de "Mártir Soleimani", contra a morte do general Qassem Soleimani, morto na semana passada em um ataque aéreo americano no Iraque.


Mais cedo, a Reuters informou que seis foguetes aterrissaram na base, citando informações da rede de televisão árabe "Al Mayadeen". De acordo com a rede, há helicópteros americanos na cena e um estado de "alerta total" foi ativado.

A base aérea de Ain Al-Assad fica no oeste do Iraque, na província de Anbar. Começou a ser usada pelas forças americanas depois da invasão do Iraque pelos EUA em 2003, que derrubou Saddam Hussein. As tropas americanas também ficaram lá durante o combate contra o Estado Islâmico.

Houve também relatos de uma explosão em Erbil, na região curda no Iraque.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »