01/10/2019 às 22h03min - Atualizada em 01/10/2019 às 22h03min

Incêndio de grandes proporções atinge a Floresta Nacional de Três Barras

Um incêndio de grandes proporções tomou conta da parte norte da Floresta Nacional de Três Barras,
na tarde desta terça-feira (1).

O incêndio foi combatido por guarnições do Corpo de Bombeiros de Três Barras e Canoinhas, que foram acionadas por volta das 13h00, com auxílio técnico da Brigada de Incêndio da WestRock e Empresa FT com drone e uma guarnição, também com drone, do Corpo de Bombeiros de Porto União.
Porém, dada a extensão da área atingida e dos focos de incêndio, além da falta de acesso a muitos dos focos, e em função do vento, ele se propagou rapidamente na direção norte sobre os campos de várzeas entre o Rio dos Pardos e o Canoinhas, consumindo toda a vegetação no local.


Segundo o analista ambiental Carlos Ribeiro que acompanhou o combate dos bombeiros durante a tarde “o fogo está consumindo cerca de 170 hectares de vegetação de várzea, tendo também se propagado de forma rasteira sob os plantios de Pinus adjacentes.

Por volta das 18:40, o fogo tinha atingido o limite norte da FLONA na foz do Rio dos Pardos com o Rio Canoinhas.

Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas, Major Sarte, o helicóptero Arcanjo foi acionado para caso necessário, a continuação do combate aéreo ao incêndio na manhã desta quarta-feira (2).

Além da destruição dos campos de várzeas, o incêndio vem provocando grande poluição na cidade de Canoinhas, principalmente no Bairro Campo da Água Verde, vizinho à FLONA.



*Com informações e Fotos: Carlos Ribeiro e Fábio Frederico/ICMBio e Luis Corrêa
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »