18/09/2019 às 10h12min - Atualizada em 18/09/2019 às 10h12min

Estiagem pode atingir o abastecimento d´água e SAMAE alerta para economia

O Samae de Papanduva emitiu uma nota pedindo para que a população da cidade economize água, pois o nível do Rio São João está abaixo do normal, devido à estiagem. Segundo o comunicado, se não chover nos próximos dias, o Samae corre o risco de efetuar rodízio no abastecimento dos bairros.
Os alertas para economia de água já foram emitidos, porém algumas unidades ainda apresentam volume elevado no consumo de água. Além disso, alguns poços artesianos estão secando e os moradores solicitando religação do sistema do Samae, o que aumenta ainda mais o consumo.
Segundo o diretor do Samae, o objetivo da autarquia neste momento não é multar os desperdiçadores, pois o valor da multa não gera impacto imediato na solução da escassez de água. O Samae quer sim, uma severa economia de água, pelo menos até o rio voltar ao nível satisfatório.
Dicas para economizar água:
1. Tome banhos rápidos;
2. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Não limpe a calçada com água. Caso seja necessário, utilize baldes e opte por água que já foi utilizada, como a água da máquina de lavar;
4. Cuidado com as torneiras pingando;
5. Fique atendo aos vazamentos;
6. Fique atento à descarga e se esta não está desregulada;
7. Ao encher a caixa da água, tome cuidado para que ela não transborde;
8. Ao lavar a louça, primeiro procure retirar o excesso de sujeira e somente depois ligue a torneira. Enquanto estiver ensaboando a louça, evite ficar com a torneira ligada;
9. Evite lavar uma peça de roupas por vez;
10.Utilize água das chuvas para molhar as plantas.
11.Lave o carro apenas uma vez por mês e use sempre um balde com água. O uso de mangueiras pode provocar um desperdício de mais de 500 litros de água a cada meia hora.
Lembre-se de que, apesar dos dias secos e da falta de chuva, você também exerce influência na disponibilidade de água. Atitudes conscientes são fundamentais para garantir que água de qualidade continue disponível.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »