28/08/2019 às 08h43min - Atualizada em 28/08/2019 às 08h43min

SC enviará 12 bombeiros e 4 veículos para ajudar no combate aos incêndios na Amazônia

G1
Santa Catarina vai enviar 12 bombeiros, três caminhonetes e um caminhão para ajudar no combate aos incêndios na Amazônia. De acordo com o governo do estado, o pedido foi feito pelo Ministério da Justiça na tarde desta terça-feira (27). Agora, o comando-geral dos Bombeiros Militares aguarda instruções da Secretaria Nacional de Segurança Pública para alinhar os detalhes.
De acordo com a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), 2019 é o pior ano de queimadas na Amazônia brasileira desde 2010. As queimadas geraram uma crise no governo federal, que vem sendo cobrado nos últimos dias no Brasil e no exterior por causa da situação da floresta.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Alexandre Vieira, informou que os socorristas já estão prontos. A corporação aguarda detalhes sobre o ponto de encontro e o local de atuação da equipe catarinense.
Força-tarefa
Os bombeiros afirmam que o deslocamento desses 12 profissionais não vão prejudicar os atendimentos às emergências do estado, já que a corporação possui 14 grupos de forças-tarefas treinados para combate em situações extremas.
Esses grupos são colocados em ação quando um local atinge a própria capacidade de atendimento ou quando outros estados precisam de ajuda, como foi o caso de Brumadinho. Conforme o governo, as ocorrências de incêndio em vegetação são atendidas por equipes de plantão dos quartéis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »