15/08/2019 às 10h12min - Atualizada em 15/08/2019 às 10h12min

Exploração do gás do xisto está proibida em SC

Depois de praticamente um mês de ser aprovada na Assembleia, foi sancionada lei que proíbe a exploração do gás de xisto pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL). A proposição do projeto de lei, feita pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB), foi aprovada no dia 16 de julho pela Assembleia Legislativa.
“O xisto é uma ameaça à saúde, ao meio ambiente, à produção”, disse Cobalchini. O parlamentar lembrou que foi procurado por várias lideranças no Planalto Norte preocupadas com os estudos que estão em andamento para a exploração do gás.
Audiência pública sobre o assunto, realizada em junho em Papanduva, trouxe a informação que o Paraná já aprovou lei estadual com o mesmo teor. A exploração do xisto contamina a água, o solo. Vários municípios, inclusive do litoral, tem pedidos de licença para exploração.
TRÊS BARRAS
No mesmo dia a Câmara de Vereadores de Três Barras aprovou em segunda votação por unanimidade projeto de lei que proíbe a exploração do solo tresbarrense para extração de xisto. “Sabemos da lei estadual, mas Três Barras dessa forma reforça nossa reprovação a exploração do xisto na região”, disse o autor do projeto, Marco Antonio de Sousa (MDB).
 O projeto segue para sanção ou não do prefeito Luis Shimoguiri (PSD).
 Papanduva e Mafra já aprovaram leis semelhantes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »