28/06/2019 às 09h18min - Atualizada em 28/06/2019 às 09h18min

Secretaria da Agricultura orienta para a importância de respeita o período de vazio sanitário no cultivo da soja.

Tamires/Prefeitura Municipal de Papanduva
A Secretaria da Agricultura do Governo do Município de Papanduva alerta aos produtores rurais que seguindo a portaria SAR nº18/2017, de 20 de julho de 2017, é proibido, até o dia 15 de setembro, cultivar, implantar lavoura bem como manter ou permitir a presença de plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.
A legislação estadual prevê que a eliminação de plantas vivas ou remanescentes deve ser realizada até 14 de junho de cada ano pela pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, proprietária, arrendatária, parceira ou possuidora, a qualquer título, de área ou instalações nas quais houve cultivo, colheita, armazenagem, beneficiamento, comércio, industrialização, movimentação ou transporte de soja.
O vazio sanitário foi estabelecido pelo Estado e visa reduzir a sobrevivência e proliferação do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra. O fungo em questão precisa de um hospedeiro vivo para se desenvolver e se multiplicar. Ao eliminar as plantas de soja por meio de herbicidas ou de forma mecânica (gradeagem ou subsolagem da terra), quebra-se o ciclo do fungo.
A normativa catarinense prevê multa aos produtores que não obedecerem ao período do vazio, sendo de competência da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) a fiscalização.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »