12/06/2019 às 16h08min - Atualizada em 12/06/2019 às 16h08min

Prefeito Saliba assina carta de apoio a Campanha de Combate ao Mercado Ilegal de Cigarros

Prefeitura de Papanduva/Tamires
Com o intuito de dar apoio integral à criação de grupos de trabalho no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que irão estudar medidas para combater o avanço do contrabando no país, em reunião com o Secretário da Agricultura Jeferson Chupel e representantes da empresa Souza Cruz, o Prefeito Luiz Henrique Saliba assinou expediente que será enviado ao Ministro Sérgio Moro, jutantamente com expedientes de todos os prefeitos, especialmente àqueles, cujos municípios tenham, independentemente do percentual, parte da economia voltada à produção de tabacos, que no caso de Papanduva gira em torno de 9,58% da economia.

 Um dos tópicos abordados no documento é o incentivo e o desejo de todos pela revisão tributária sobre o produto, vez que no Brasil a alta tributação sobre os cigarros eleva consideravelmente o preço final ao consumidor, que muitas vezes os consumidores acabam migrando para produtos do mercado ilegal.

 O contrabando desordenado desses produtos está fazendo com que o impacto desse negócio criminoso afete não somente a arrecadação do país, mas também no ataque à saúde financeira de uma indústria que envolve mais de 150 mil pequenos produtores, 600 mil pessoas no meio rural e dá origem a 40 mil empregos diretos segundo os dados de 2018 do setor.

 Os efeitos do mercado ilegal são devastadores quando vistos sob a ótica da segurança dos brasileiros. O crime organizado encontrou no contrabando de cigarros um negócio altamente lucrativo e que patrocina o tráfico de drogas e de armas, contribuindo ainda mais para a escalada da violência no país. O combate a essa atividade, é, portanto, uma questão de segurança pública.

 Daí a importância do governo municipal dar total apoio a esta questão.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »