05/06/2019 às 13h46min - Atualizada em 05/06/2019 às 13h46min

Tubarão da espécie mais rápida do mundo aparece morto em Itapema

AN
Um tubarão jovem da espécie Isurus oxyrinchus, conhecida como anequim, apareceu morto na manhã desta quarta-feira (6) em Itapema. As fotos foram divulgadas nas redes sociais. O animal é raramente visto na costa. O professor Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, diz que as aparições, quando ocorrem, são de espécimes juvenis. Adultos, os anequins podem chegar a mais de três metros de comprimento. 

- São muito grandes e poderosos, muito fortes. É o tubarão mais rápido que existe e um dos que possui maior força na mordida, é da família do tubarão-branco – diz Soto.

Segundo ele, os anequins costumam ser vítimas da pesca de espinhel de fundo, que ocorre a grande distância da costa e captura animais como atuns, meças e tubarões-azuis. Como tem poucos filhotes – no máximo dois a cada ninhada – o anequim é uma espécie considerada vulnerável. 
Um animal semelhante havia sido resgatado na terça-feira à noite pelos Bombeiros, em Itapema. Ele estava se debatendo na arrebentação, e foi levado de volta para o fundo. Como não recebeu marcação, no entanto, não é possível dizer que se trate do mesmo tubarão.

O Museu Oceanográfico demonstrou interesse em conservar o anequim, mas o animal sumiu das areias de Itapema. A Fundação do Meio Ambiente (Faaci) não tem informações sobre quem fez o recolhimento. O órgão informou que, ao se deparar com animais na praia, vivos ou mortos, é importanteentrar em contato com a própria fundação pelo telefone (47) 992455218, ou com a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias - PMP pelo telefone 08006433341.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »