03/06/2019 às 08h26min - Atualizada em 03/06/2019 às 08h26min

Cidades decretam situação de emergência no Planalto Norte de Santa Catarina

AN
Seis municípios decretaram situações de emergência por causa das chuvas no Planalto Norte de Santa Catarina. Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras agora vão reunir documentos e encaminhar ao Governo do Estado para que seja homologada a situação.
Em Mafra, o nível do rio está em 8,3 metros e subindo oito centímetros por hora, de acordo com a Defesa Civil. No entanto, a princípio, não há riscos de atingir mais nenhum local onde há moradores. A tendência é de que o rio comece a baixar no decorrer do fim de semana. Na manhã deste sábado, 45 pessoas estava desabrigadas, mas podem voltar para casa ainda durante o dia.
Em São Bento do Sul, a água já baixou onde havia alagado nos últimos dias. As famílias começam a voltar aos poucos para limparem as casas. Pela manhã os órgãos de segurança se reuniriam para avaliar as próximas medidas.
Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva em Rio Negrinho foi de 33 mm. O nível do rio Negrinho está em 673 centímetros acima do nível normal. A Defesa Civil está em estado de emergência, monitorando a situação e atendendo os casos de urgência/emergência. Até o momento, 25 famílias estão desabrigadas.
Já em Campo Alegre, há vários pontos de alagamentos, mas ninguém está desabrigado. Desde a noite da última sexta-feira, o nível do Rio Negro começou a baixar. Até o momento, houve alagamentos por causa do volume de chuva, mas a água não atingiu nenhuma casa. O ponto de atenção maior é no Distrito de Fragosos, que fica bem ao lado do Rio Negro.
Também foram registrados alguns pontos de deslizamentos em rodovias municipais, mas nenhuma interdição foi necessária.
Em Porto União o nível do Rio Iguaçu está em 5 metros e 13 centímetros, segundo medição realizada às 7 horas deste sábado. O nível médio do rio é de 2 metros e meio, por isso a Defesa Civil está em alerta. Porém, a cidade não apresenta pessoas desalojados ou desabrigadas.
No Planalto Norte, ainda há 50 pessoas desalojadas em Três Barras e outras três famílias desabrigadas em Canoinhas. Em Itaiópolis, não houve registro de nenhuma ocorrência por causa da chuva neste sábado. No entanto, os municípios estão atentos às estradas que ligam o interior.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »