26/05/2019 às 18h22min - Atualizada em 26/05/2019 às 18h22min
Manifestantes fazem ato em apoio ao governo Bolsonaro em SC
G1
Ao menos sete cidades de Santa Catarina tiveram protestos entre a manhã e a tarde deste domingo (26) em defesa do presidente Jair Bolsonaro e de medidas do governo, como a reforma da Previdência e o pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, e outras pautas.
Os atos foram registrados na capital catarinense e nas regiões do Litoral Norte, Sul, Norte, Oeste e Vale do Itajaí. Os locais de pontos de concentração e também de caminhadas foram principalmente no Centro dos municípios. Os participantes usavam, principalmente, roupas com cores verde e amarelo. Eles estavam com bandeiras do Brasil, balões, cartazes e faixas. Até a última atualização desta reportagem, os atos eram pacíficos.
Florianópolis
Por volta das 15h, ocorreu a concentração dos manifestantes em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis, no Centro. Às 16h, a Rua Padre Miguelinho foi ocupada pelos participantes. As mediações da Praça XV de Novembro também foram fechadas para a realização da mobilização.
Equipes da Guarda e da Polícia Militar (PM) acompanham o movimento e orientam o trânsito na região.
A PM estima público de 9 mil pessoas, informou às 17h20. A organização não divulgou o número de participantes até esta publicação.
Litoral Norte
Balneário Camboriú
A Praça Almirante Tamandaré, em Balneário Camboriú, foi o ponto de encontro por volta das 15h, dos participantes do ato no município, que fica no Litoral Norte catarinense.
Uma caminhada foi realizada pela Avenida Brasil, com o acompanhamento de agentes de Trânsito, da Guarda Municipal e da PM. Um caminhão de som também foi utilizado.
Trechos da Avenida Alvin Bauer até a Rua 1500, ficaram fechadas das 15h até 16h45, conforme informou a prefeitura.
Segundo a PM, às 16h40 o ato foi finalizado sem registro de tumultos. A polícia também disse que não irá divulgar os números de participantes.
Já a Guarda Municipal informou que pelo menos 5 mil pessoas compareceram no protesto. A organização não divulgou a estimativa até esta publicação.
Norte catarinense
Joinville
Em Joinville, a mobilização se concentrou na Praça da Bandeira, no Centro da cidade. Os caminhoneiros também participaram da mobilização e fizeram um buzinaço.
De acordo com a organização do ato, cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes. Já a PM estimou 700 participantes.