17/04/2019 às 16h19min - Atualizada em 17/04/2019 às 16h19min

Focos do mosquito da dengue são encontrados em Papanduva

Prefeitura de Papanduva
Em função dos excelentes trabalhos realizados pelo agente de endemias e também os trabalhos realizados pelo laboratório central – LACEN, vimos á público confirmar que foram encontrados FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE EM PAPANDUVA, porém, a confirmação oficial ocorreu somente na ultima segunda feira dia 15/04, à partir deste dia imediatamente a equipe de controle da Dengue no Municipio iniciou as vistorias nas residências e estabelecimento situado no raio de ação do referido mosquito (Aedes Aegypti). A equipe do referido programa de combate com o apoio dos agentes de saúde das referidas localidades trabalham para evitar a proliferação do mosquito que pode transmitir a dengue e outras doenças, como a chikungunya e zika vírus, durante a ação foram feitas vistorias e continuarão sendo feitas, realizadas também coletas de larvas nas residências e também prestada orientação à população.

A comunidade tem papel fundamental no combate ao mosquito, ficando atenta e fiscalizando suas próprias residências. Segundo o coordenador do programa de combate ao mosquito no Município (Mauri Malinovski), afirma que nas primeiras 80 casas vistoriadas, já tinham sido capturadas 150 larvas de mosquitos para serem enviadas para análises, estas larvas foram encontradas em águas acumulada em brinquedos de crianças, pneus velhos, latas e baldes jogados no pátio das residências, o Coordenador do Programa reforça ainda mais o papel importante dos moradores para que façam a sua parte, pois segundo pesquisas, 92 % dos focos do mosquito estão dentro das suas residências. 

Não podemos deixar de lado também os estabelecimento comerciais e seu papel importantíssimo para acabarmos com os criadouro dos mosquitos, entre esses estabelecimento podemos citar as borracharias, oficinas e principalmente os ferros velho, pois hoje já existe uma legislação específica para estes tipos de atividades e os mesmos devem se adequar, estes estabelecimentos insistindo em não se adequarem às legislação em vigor, acabam tornando o seu estabelecimento o local apropriado para o desenvolvimento do mosquito(Aedes Aegypti)..

O programa de combate a dengue do município conta hoje com um total de 56 armadilhas, distribuídas a 200 metros uma da outro, sendo inspecionadas a cada 7 dias e as larvas encontradas são encaminhadas para analises.

Contamos também com vários pontos estratégicos distribuídos em toda a cidade que são vistoriado a cada 15 dias, eliminando os possíveis locais e objetos que podem acumular água e servirem de criadouros.

Conforme informações da Secretária da Saúde CATIA TACIANA THORSTEMBERG , Papanduva ainda não tem registro de casos de doenças transmitidas pelo mosquito, a preocupação é grande, pois as larvas encontradas, indicam que o Aedes Aegypti está presente. “

Finalizando vale informar que os ovos do mosquito resistem mais de um ano no ambiente. Isso significa que o cuidado deve ser permanente. “Precisamos cuidar as residências, os terrenos baldios, onde possa ter algum frasquinho ou recipiente que possa acumular água. Lembrando ainda que em arroios, rios e valas (valetas) o mosquito Aedes Aegypti não se prolifera. É ali dentro do seu terreno, no quintal da sua casa ou até mesmo dentro da sua residência onde o mosquito pode estar se proliferando conclui.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »