16/03/2019 às 13h40min - Atualizada em 16/03/2019 às 13h40min

Seminário sobre os riscos da extração de xisto será realizado em Papanduva

Com presença de especialistas e autoridades, serão debatidas questões econômicas, sociais e ambientais que envolvem a prática.

Tamires/Prefeitura Municipal de Papanduva Dpto. Comunicação Social
Na próxima segunda-feira (18) será realizado o seminário “Problemas causados pela extração do óleo e do gás de xisto", às 19 horas, no Salão Paroquial da Paróquia São Sebastião, em Papanduva. O objetivo é conscientizar a população da região acerca dos riscos destes métodos de extração. O evento é uma realização da Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS), da 350.org Brasil, do Instituto Internacional Arayara e da Associação de Proteção da Bacia do Rio São João e da Bacia do Rio Papanduva (PRORIOS).

A presidente da PRORIOS, Maria Lucia Wawrzyniak, acredita que o evento é uma grande oportunidade para os moradores, sendo um grande alerta para toda a região. "Dessa forma será possível entender todas as questões econômicas, sociais e ambientais que envolvem a exploração do xisto e, à partir disso, os indivíduos poderão se posicionar de forma mais fundamentada – com todo o embasamento técnico necessário", explica. "Nós da COESUS e da 350.org Brasil entendemos que é muito importante debater e nos informar mais sobre a extração de xisto para que não sejamos enganados – garantindo a proteção de Papanduva e região dos malefícios que podem vir a ser causados", conta a agricultora, especialista em sustentabilidade e coordenadora da Campanha Não Fracking Brasil, Suelita Röcker.

De acordo com as organizações, além da presença da presidente da PRORIOS e da coordenadora da Campanha Não Fracking Brasil, também estarão na composição da mesa do seminário o presidente da Câmara de Vereadores, Tafarel Schons; o Bispo da Diocese de Caçador, Dom Severino Clasen; o geólogo e professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Fernando Scheibe, representantes da 350.org Estados Unidos e COESUS.

A exploração do óleo e gás de xisto

Papanduva e cidades vizinhas estão localizadas sobre um território de grande potencial minerário. Considerando suas formações geológicas – que possuem amplas áreas de xisto e carvão – torna-se possível a exploração destas reservas por meio de quatro técnicas distintas: o Petrosix; o Fracking; o Coalbed Methane (CBM) e Tar Sands. Técnicas estas que serão abordadas durante o seminário, apontando também seus impactos socioambientais. SEMINÁRIO "PROBLEMAS CAUSADOS PELA EXTRAÇÃO DO ÓLEO E DO GÁS DE XISTO" Data: 18/03/2019 Horário: 19 horas Local: Salão Paroquial da Paróquia São Sebastião – R. Nereu Ramos, 2910 - Papanduva (SC) Informações: Paulinne Giffhorn - (41)99823-1660; Suelita Röcker (41)98887-2352; Joice Rauen (47) 99136-2116
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »