23/01/2019 às 08h36min - Atualizada em 23/01/2019 às 08h36min

Acav afirma que JBS de Itaiópolis não está em lista de árabes

A suspensão dos certificados de exportação para a Arábia Saudita atinge 19 empresas de Santa Catarina. O número foi divulgado nesta quarta-feira, 23, pela Associação Catarinense de Avicultura (Acav), com base em dados do Ministério da Agricultura. Entre elas, duas indústrias tinham exportação ativa, ou seja, acordos comerciais para enviar aves para os árabes nos próximos meses.

 Uma das empresas fica na Serra e outra no Oeste do Estado. A Acav esclareceu que a JBS de Itaiópolis, que havia sido citada pela associação na terça-feira, 22, conforme noticiou o JMais, não faz parte da lista de suspensões. Continuará enviando frangos para a Arábia Saudita, assim como outras quatro indústrias catarinenses. A informação foi publicada no site do jornal Diário Catarinense.
Em uma nota oficial, nesta quarta-feira à tarde, assinada pelo presidente José Antônio Ribas Júnior e pelo diretor executivo Jorge de Lima, a Acav ressalta que a suspensão das exportações não decorre de problema sanitário ou logístico por parte das indústrias. “Missão oficial da Arábia Saudita esteve no Brasil em 2018 para inspecionar as unidades e proceder a renovação da certificação do abate Halal e, desse processo, resultou que algumas plantas não foram certificadas”.
A Acav alerta que, em alguns estados, pode haver excesso de oferta de carne de aves devido ao fechamento parcial do mercado externo, e chama atenção para a urgência na abertura de novos mercados, “em uma ação coordenada do setor privado com os ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores”.

 A entidade recomenda, ainda, “missão oficial mista com representantes da indústria e do governo à Arábia Saudita para estabelecer negociações” que levem a superar o impasse.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »