01/10/2018 às 18h34min - Atualizada em 01/10/2018 às 18h34min

Fortes ventos causam estragos em SC nesta segunda

Diário Catarinense
Na tarde desta segunda-feira fortes ventos e temporais provocaram estragos em Santa Catarina. Em Lages, na Serra, foram pelo menos 20 ocorrências atendidas pela Defesa Civil.  Os ventos fortes chegaram a 75 km/h às 16h em Lages, segundo dados da Epagri Ciram.

Em diversas regiões do Estado faltou luz. Por volta das 18h eram mais de 37,5 mil unidades sem energia elétrica. A Celesc informou que os fortes ventos que atingiram o Planalto Serrano e o Sul de SC causaram as interrupções no fornecimento de energia elétrica. Até as 18h, eram cerca de 22,7 mil unidades sem luz na região de Lages; 11,2 mil foram afetadas nos municípios atendidos pela regional de Tubarão; assim como 3,6 mil em Criciúma, áreas mais atingidas pelo vendaval. 

"Neste momento, 32 equipes de emergência estão mobilizadas para identificar os danos e restabelecer o sistema o mais breve possível", disse a nota da Celesc. 

Em Lages, foram 16 casas destelhadas, duas quedas de árvore e avaliação de árvore com possibilidade de queda. Os bairros atingidos foram São Sebastião, Caroba, Centenário, Cidade Alta, Penha, Morro Grande, Santa Catarina, Jardim Celina, Santa Clara, Tributo, Vila Nova, Vila Maria e Santa Helena.

Em São Joaquim, pelo menos cinco casas tiveram danos, houve estragos também nos fios de alta tensão. O bairro mais atingido na cidade foi Bela Vista. Em Campo Belo do Sul, 10 residências e um ginásio de esportes sofreram destelhamento. 

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta na manhã desta segunda-feira (1º), sobre a possibilidade de chuvas com rajadas de vento de até 60 km/h. As pancadas de chuva devem ser acompanhadas também de raios e granizo em pontos isolados. O motivo é uma frente fria que avança pelo litoral e que deve derrubar as temperaturas a partir de terça-feira (2).

Segundo a Defesa Civil, os moradores devem se proteger em local fechado, caso haja a ocorrência de raios, além de ficar longe de placas, árvores, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados pelo vento.

Caso não seja encontrado um abrigo, a orientação é para ficar agachado, com os pés juntos, cobrindo as orelhas.

Para quem estiver na praia, a orientação é não entrar na água, sob nenhuma hipótese. A Defesa Civil também sugere que os moradores mantenham aparelhos eletrônicos desligados.

Em caso de emergências, é possível buscar ajuda com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, com a Defesa Civil, no número 199 ou com a Polícia Militar, no 190.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »