30/08/2018 às 09h10min - Atualizada em 30/08/2018 às 09h10min

NASF promove ação sobre o Agosto Dourado e a Importância do aleitamento materno.

No mês de agosto o Governo do Município, através da equipe do Nasf acolheu mães, pais e bebês na Unidade Central da Secretaria da Saúde. A ação, relativa ao Agosto Dourado (mês da amamentação) teve o intuito de conscientizar e esclarecer dúvidas sobre a importância do aleitamento materno tanto para as mães quanto para os bebês, cujos benefícios perduram até a vida adulta, reduzindo os riscos de muitas doenças.
Além das informações sobre amamentação, a equipe do NASF ensinou para os pais, técnicas de massagem Shantala, que proporcionam infinitos benefícios ao bebê. A técnica indiana que pode ser aplicada desde o primeiro mês de vida, tranquiliza o bebê, alivia cólicas intestinais, melhora a respiração e o funcionamento do estomago e do intestino. Ainda durante o encontro, os profissionais apresentaram informações relacionadas à estimulação da fala e a linguagem correta a ser utilizada com crianças pequenas.
Os benefícios do aleitamento materno.
Segundo pesquisas, o aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida. E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais.
Iniciar alimentos complementares antes de seis meses de idade não é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, pois pode causar prejuízos à saúde da criança e da mãe. O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidencias científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »