09/08/2018 às 08h24min - Atualizada em 09/08/2018 às 08h24min

Vaca dá à luz três bezerros em Major Vieira

Rádio Clube
Uma situação rara foi registrada nesta terça-feira, 07, na localidade de Rio Vermelho, interior do município de Major Vieira.
“O fato é bastante interessante, pois é bem difícil de acontecer”, disse o veterinário do município, Filipi Floriano.
O parto de uma vaca pegou a família Biliski de surpresa, o animal pariu três bezerros de forma natural, da mesma gestação e sem inseminação artificial ou aplicação de hormônios.
Como muitos mamíferos de grande porte, as vacas normalmente dão à luz apenas a um bezerro por prenhez e casos de bezerros trigêmeos são bastante raros.
A vaca mestiça ganhou destaque na propriedade dos produtores rurais Edinon e Maria Isabel Biliski, que tiveram o rebanho aumentado com três bezerros de uma só vez. “Nunca vimos isso acontecer, gêmeos já, mas trigêmeos não”, disse o produtor. A chance de nascer mais de um bezerro de uma vez é muito pequena e quando acontece é geralmente por intervenção humana.
Neste caso nada foi usado, o que chama atenção, pois aconteceu tudo de forma natural. Outros fatores ajudaram no nascimento dos trigêmeos como a boa nutrição e manejo, além do lugar ser calmo, bastante verde, ter pouco barulho e muito ar puro.
A Diretora de Agricultura e Pecuária da Secretaria de Agricultura, Tatiane Guedes esteve na propriedade juntamente com o Médico Veterinário, Filipi Floriano, para dar orientações iniciais para os produtores, destacando a importância de procedimentos de sanidade como a secagem e desinfecção do umbigo, fornecimento do colostro e a necessidade de um melhor cuidado no aleitamento dos terneiros, para que nenhum deles fique sem alimento, devido à competição natural entre os bezerros.
Além disso, os terneiros foram pesados sendo que dois estão com 27 kg e um com 29 kg de peso vivo.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »