30/07/2018 às 10h36min - Atualizada em 30/07/2018 às 10h36min

BR 116 será palco de simulado de acidente com produtos perigosos

A concessionária Arteris Planalto Sul realiza nesta terça (31) e quarta-feira (1º), em Mafra/SC, um simulado de acidente envolvendo carregamento de produto perigoso.

A simulação entre um automóvel e um caminhão acontece no Km 7, o acidente será uma colisão traseira, onde o automóvel colidirá com o caminhão que estará carregado com produtos perigosos, (peróxido de hidrogênio e acetato de chumbo, ONU2014 e ONU1616 respectivamente). Após a colisão ocorrerá o vazamento dos produtos perigosos do caminhão, momento em que será verificado que há vítima no automóvel.

As equipes de atendimento pré-hospitalar da concessionária, e os bombeiros farão o atendimento ao acidente utilizando equipamento nível A e as técnicas aprendidas na parte teórica, em treinamento realizado pela Defesa Civil, no dia 31/07, no auditório da Polícia Rodoviária de Mafra.

Além da área de Operações e Meio Ambiente da concessionária, estarão presentes Defesa Civil – Regional de Canoinhas, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, IMA (Instituto de Meio Ambiente – antiga Fatma), Polícia Ambiental.

O objetivo do simulado é treinar as equipes para atuarem de forma precisa, conhecendo a realidade de um acidente envolvendo este tipo de produtos, desta forma aprimorando tempo de resposta, com rapidez e qualidade do atendimento.

Desde 2008 a concessionária já registrou em todo o trecho concedido, 318 ocorrências de atendimento a veículos carregados com produtos perigosos, destes foram 108 acidentes, 186 panes.

O treinamento faz parte do cronograma da área de operações da concessionária que mensalmente realiza simulações de atendimento aos usuários, bem como a educação continuada das equipes de atendimento pré-hospitalar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »