27/07/2018 às 08h27min - Atualizada em 27/07/2018 às 08h27min

"Lua de Sangue" acontece nesta sexta-feira e poderá ser vista em Santa Catarina

O eclipse total da lua, também conhecido como “Lua de Sangue”, pois ela fica com a aparência avermellhada, acontece nesta sexta-feira (27) no Brasil e poderá ser visto em Santa Catarina. Segundo Marcelo Schappo, coordenador do Projeto Astro&Física do IFSC São José e doutor em física, a população conseguirá acompanhar apenas da metade para o final do fenômeno, que ocorre das 14h30 às 20h30. A previsão do tempo para sexta-feira na Capital é de sol, mas com chuva à noite.
De acordo com Schappo, o eclipse lunar acontece uma vez por ano, mas pode ter algum ano que não tenha nenhum ou até mais de um. O coordenador lembra que o último fenômeno dessa natureza ocorreu em 2015 e o próximo será em 2019. Ele disse ainda que nem sempre os eclipses são visíveis no mesmo lugar do globo, por isso temos de aproveitar, informou.
Além do Eclipse Total da Lua, a sexta-feira desta semana reserva também outro fenômeno. É o Marte em Oposição, no qual o planeta vizinho poderá ser visto. Schappo explicou que "para as pessoas na Terra é como sol estivesse de um lado e Marte do outro” e complementou que a observação será fácil, pois ele estará brilhoso. Ele confirmou que a população poderá observar os fenômenos a olho nu e com telescópios disponíveis para observação, a partir das 17h30, no mirante da Lagoa.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »