25/07/2018 às 08h39min - Atualizada em 25/07/2018 às 08h39min

108 pinguins são encontrados mortos em Florianópolis

G1
Em Florianópolis, foram encontrados mortos na segunda-feira (23) 108 pinguins, informou a Associação R3 Animal. A causa da morte está em análise nesta terça-feira (24), mas há suspeita que eles tenham ficado presos em redes de pesca. Conforme o Projeto de Monitoramento de Praias da Baía de Santos (PMP-BS), desde 1º de julho, 289 animais foram resgatados no estado, a maioria sem vida.
Segundo a R3 Animal, na segunda 18 animais foram recolhidos na praia da Cachoeira do Bom Jesus, outros dez na praia dos Ingleses, e, 80 estavam no mar, próximo à região do Norte da Ilha.
Desses, três animais chegaram a ser resgatados com vida, mas por estarem debilitados, morreram. Ainda conforme o órgão, não havia ferimentos aparentes nos bichos.
Segundo a R3, nesta época do ano, pinguins costumam sair de colônias na Patagônia, na Argentina, em direção ao Norte.
O trabalho de recolhimento foi feito pela R3 Animal com o PMP-BS em terra e em mar foram recolhidos pelo Instituto Australis.
Pinguins no estado
Conforme o coordenador do PMP-BS, o projeto de monitoramento existe há três anos, mas neste ano o número de pinguins encontrados no litoral, de São Paulo a Santa Catarina, aumentou.
"Tem bastante pinguim nos últimos dias, nas últimas duas ou três semanas. É normal ter mais pinguins nesta época do ano e as causas da morte são diversas, desde rede de pescas até chegarem muito debilitados, magros e fracos, por nadarem longas distâncias", disse o coordenador da PMP-BS, André Barreto.
Neste mês, em toda a Bacia de Santos foram encontrados 306 pinguins. Ao todo, 296 em Santa Catarina. Conforme o coordenador, de 10% a 15% deles são resgatados com vida, mas a maioria já é recolhido morto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »