13/07/2018 às 10h06min - Atualizada em 13/07/2018 às 10h06min

Enfrentamento à psicofobia foi tema de palestra promovida pelo CAPS

E evento reuniu autoridades, profissionais da saúde e pacientes dos CAPS de Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo, além familiares e a comunidade em geral.

Tamires/Prefeitura Municipal de Papanduva

Com o intuito de orientar a população sobre a discriminação sofrida pelos pacientes que frequentam o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e pelas pessoas que sofrem algum tipo de transtorno mental, o Governo do Município, a Secretaria da Saúde e o CAPS promoveram na quarta-feira, 11, a palestra sobre o enfrentamento da psicofobia.

E evento reuniu autoridades, profissionais da saúde e pacientes dos CAPS de Papanduva, Itaiópolis e Monte Castelo, além familiares e a comunidade em geral.

A palestrante, psicóloga e coordenadora do CAPS, Ana Paula Germani ressalta que a psicofobia é a consequência da falta de informação. Por isso é importante propagar as informações sobre as doenças e sobre os medicamentos. A sociedade acredita que a pessoa que tem transtorno mental é louca, quando na verdade existem diversos transtornos mentais que não configuram loucura, como depressão e ansiedade.

Abrindo o evento, o prefeito Luiz Henrique Saliba, salientou enquanto profissional da saúde, a importância de informar a população sobre as doenças mentais a fim de quebrar o preconceito. “O Governo do Município busca cada vez mais apoiar e ter a saúde mental como prioridade em nosso município. Certamente todos nós temos alguém muito próximo precisando de ajuda e amparo, precisando que alguém à estenda a mão e é isso que o município deve fazer” – disse.

Arraial do CAPS

Depois da manhã muito produtiva de palestra. Os pacientes aproveitaram a Festa Julina organizada pelo CAPS aos participantes do evento. Além de decoração, trajes e comidas típicas, o público se divertiu, dançou quadrilha e participou de brincadeiras em uma tarde festiva, realizada com o intuito de promover a integração entre os envolvidos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »