02/06/2018 às 17h03min - Atualizada em 02/06/2018 às 17h03min

Frio volta a Santa Catarina na madrugada deste domingo

Há chances de formação de geada já na noite deste sábado nas regiões mais altas do Estado

Uma forte massa de ar polar se aproxima de Santa Catarina já no final deste sábado (02), mas deve ser sentida com mais intensidade na madrugada e durante o dia de domingo (03).

De acordo com o Climaterra, as temperaturas caem bastante, com mínimas entre 5 e 11 graus Celsius na maior parte do Estado, mas podendo chegar a zero grau em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales. Pode haver geada isolada já no fim da noite deste sábado.

Ainda segundo o Climaterra, o domingo será de céu claro, com sol e algumas nuvens, mas bem frio. Há chances de formação de sincelo (cristais de neve em suspensão que grudam na vegetação) nos cumes acima dos 1.600 metros e em especial na área do Morro das Torres, em Urupema, na Serra catarinense, da madrugada ao amanhecer.

As temperaturas mínimas ficarão entre 1 e 7ºC na maior parte do Estado, entre 3 a 11°C na maior parte do litoral e boa parte do Vale do Itajaí e entre -4 e -1°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales, com geada forte. Também pode haver geada isolada do Oeste ao Planalto Sul e Planalto Norte, nas áreas mais altas da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí acima dos 600 metros.

As máximas não devem ultrapassar os 18°C na maior parte de Santa Catarina, ficando um pouco mais altas, entre 19 e 22°C, em pontos do litoral e baixo Vale do Itajaí.

As condições de navegação no mar aberto ficam ruins, com ressaca nas praias de mar grosso. Nesses locais, as ondas podem atingir picos de até 2,5 metros, por isso é melhor evitar deixar os barcos na linha da maré nas praias de mar grosso. Em alto mar, as ondas podem atingir até 4,0 metros. 
Na segunda-feira (04) a massa polar se afasta do Estado e uma nova área de instabilidade avança do Paraná para Santa Catarina no decorrer da tarde e noite, trazendo mais nebulosidade. Pode chover e ocorrer trovoadas, com risco de temporal isolado. O frio permanece, com mínimas entre 4 e 11 graus Celsius na maioria das regiões, entre 3 e 12°C na maior parte do litoral e boa parte do 
Vale do Itajaí e entre -3 e 0°C em vários pontos do topo da serra, baixadas e vales com geada no Planalto Sul, e alguns episódios isolados do Oeste ao Centro e Planalto Norte.

No litoral e baixo Vale do Itajaí, a temperatura não deve passar dos 21°C, e dos 18°C na maior parte de Santa Catarina.

O tempo continua ruim para navegação no mar aberto, com barcos pequenos, devido à ressaca nas praias de mar grosso. As ondas diminuem, com picos por volta de 1,5 metro e dos 3,5 metros em alto mar.

De uma forma mais ampla, a previsão é de que o mês de junho deva ser de frio moderado a forte, pelo menos na primeira quinzena. Outra massa de ar polar intensa deve chegar ao Estado entre quarta-feira (6) e o próximo final de semana (10), com várias cidades apresentando temperaturas negativas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »