17/02/2018 às 11h02min - Atualizada em 17/02/2018 às 11h02min

Filhotes de flamingo nascem em zoológico em SC; nomes serão escolhidos pelo público

G1

Zoológico de Pomerode, Vale do Itajaí, tem três filhotes de flamingos como novos habitantes. O primeiro nasceu ainda em janeiro, enquanto os demais vieram nas duas semanas seguintes. Os nomes serão escolhidos pelo público, por meio de uma enquete. Esta foi a segunda vez que houve reprodução desse tipo de ave no local.

Ainda não é possível saber o sexo dos filhotes, que são da espécie flamingo-chileno. "Somente é possível confirmar quando se tornarem adultos, os machos são maiores que as fêmeas. Ou pela coleta de sangue/penas através de laboratório de biologia molecular", explicou o biólogo Cláudio Mass, do zoológico.

Os filhotes têm uma plumagem acinzentada e somente a partir de um ano começam a ter as primeiras plumas vermelhas típicas da espécie. A plumagem adulta é a partir do terceiro ano, quando o animal já pode começar a se reproduzir.

Os pais dos filhotes foram apreendidos em 2007, pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) do Espírito Santo, e foram vítimas de tráfico de animais. Eles tiveram as pontas das asas mutiladas a fim de que não pudessem voar.

O zoológico tem, atualmente, 16 flamingos adultos. E poderá ter mais filhotes em breve: há mais três ovos. O flamingo-chileno é uma espécie considerada quase ameaçada de extinção, disse Mass, e típica de Bolívia, Chile, Peru, Paraguai e Brasil, especificamente na região


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »