01/09/2017 às 15h33min - Atualizada em 01/09/2017 às 15h33min

Gasolina fica mais cara a partir de amanhã; já tem fila nos postos

A Petrobras elevará os preços dos combustíveis a partir do sábado (2) nas refinarias. A gasolina subirá 2,7% e o diesel, 4,4%.

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores.

Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente.

Além da concorrência, na decisão de revisão de preços, pesam as informações sobre o câmbio e as cotações internacionais.

Apesar da alta, não é possível garantir que o preço subirá também nas bombas, isso porque os postos não compram combustíveis das refinarias, mas das distribuidoras.

As distribuidoras, por sua vez, compram das refinarias e arcam com outros custos como fretes, custos do etanol anidro, que é misturado  à gasolina e os custos do biodiesel, que são adicionados à mistura do diesel.

Além disso, a formação de preços dos combustíveis embutem impostos estaduais e federais. Portanto, a relação de preços das refinarias da Petrobras não é direta para o consumidor.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »