19/08/2017 às 10h03min - Atualizada em 19/08/2017 às 10h03min

Nova onda de frio no Sul do País a partir deste final de semana e neve na Serra de SC

Brasil – Uma nova frente fria deve avançar para o Brasil entre sábado (19) e domingo (20) instabilizando rapidamente o tempo de norte a sul do país. Meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) descrevem a mudança de tempo nos próximos dias.

“Uma nova frente fria deverá chegar ao fim do dia na Região Sul do país, com isso deverá ocorrer alguma atividade pré-frontal em grande parte do RS. Este sistema apresentará uma incursão mais meridional e no domingo (20/08) deverá chegar até latitudes mais baixas, podendo causar, inclusive, o fenômeno da friagem em pontos do MT, RO e AC. Os modelos de previsão de tempo indicam queda significativa de temperatura associado a passagem dessa nova frente fria nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste., inclusive com chance para ocorrência de geada na região da Campanha, no RS.”
Simulações numéricas, dentre elas o modelo canadense Canadian Meteorological Centre (CMC), o norte-americano Global Forecast System (GFS) e o europeu European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), estão concordando com o mesmo prognóstico.

Chuva forte e risco de ventania iniciando pelo Sul e possibilidade de frio, principalmente entre domingo e segunda-feira (21).

O CMC mostra que a instabilidade ficará mais organizada entre a Argentina, Paraguai, Uruguai e parte do Sul do Brasil, na noite de sábado, quando pancadas de chuva com trovões e rajadas de vento são previstas, principalmente entre oeste e sudoeste paranaense (regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco), oeste e sudeste gaúcho (regiões de Itaqui, Santa Rosa, São Borja e Uruguaiana), oeste catarinense (regiões de Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste) e extremo sul de Mato Grosso do Sul (regiões de Amambai e Sete Quedas).

Neve

Para a madrugada de segunda-feira existe possibilidade de precipitação de neve na serra catarinense e frio tomando conta do centro-sul do país, com valores abaixo de 10°C até o extremo sul de Mato Grosso. Os modelos GFS e ECMWF também concordam para com o escoamento do sistema frontal e da chuva, mas não projetam neve para a serra catarinense.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »