22/02/2017 às 16h38min - Atualizada em 22/02/2017 às 16h38min

Portal de acesso à Cidade recebe nova iconografia retratando a história de Papanduva

O lado "interno" do portal turístico da cidade recebeu ma nova representação visual, que assim como a parte da frente, feita na época da construção do monumento, representa a história do município através de imagens feitas em mosaico cerâmico pelo artista Evaldo Grabovski.

A nova obra de arte retrata uma carroça acompanhada por um cavaleiro rumo ao pôr-do-sol, rodeada por Araucárias, típicas da região. O mural interno representa a chegada dos colonizadores europeus que aqui se assentaram, vindos geralmente em carroças. A "corrente" com seres humanos estilizados em várias cores representa as principais correntes étnicas do município. A mistura de cores na composição representa a miscigenação.

 A cuia de chimarrão que antes ocupava o centro do monumento foi transposta para a parte superior, junto com a mensagem "Volte Sempre" e continua representando a hospitalidade do povo papanduvense.

Inaugurado em 2008, o Portal de acesso à cidade de Papanduva é considerado referência na região, devido a simbologia que retrata toda a história do município em um mesmo monumento histórico. O projeto foi elaborado com características rústicas de uma cidade de interior, ainda em desenvolvimento, sem deixar de lado o requinte e modernismo representados através de figuras em mosaico cerâmico, uma arte muito apreciada para enriquecer esteticamente os mais diversos ambientes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »