21/02/2017 às 09h11min - Atualizada em 21/02/2017 às 09h11min

Governador anuncia convocação de 1.084 policiais militares em SC

A Polícia Militar deve ter um complemento de 1.084 policiais militares, informou o governo de Santa Catarina nesta segunda-feira (20). Eles iniciam o curso de treinamento em maio e a previsão é que possam reforçar o efetivo a partir de dezembro, para atuarem na Operação Veraneio de 2018.

Inicialmente, a previsão era convocar a metade deste efetivo. Entretanto, conforme o governador Raimundo Colombo, neste ano devem se aposentar em torno de 400 PMs, por isso o chamamento foi dobrado.

Conforme dados de janeiro da Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (APRASC), o estado conta com o efetivo total de 10.826 policiais militares. Em 2016, saíram de atuação 881 e se formaram 695 para exercer em 2017.

"Os indicadores de violência têm aumentado. Se nós não tomarmos essa medida agora na estrutura da segurança pública, nós vamos ter consequências graves lá na frente", disse Colombo.

"Apesar da boa notícia, sabemos que esse número não aumentará o efetivo da PM no estado. Os novos soldados preencherão apenas parte das baixas de policiais aposentados (reserva remunerada) nos últimos 4 anos. Entre 2014 e 2017, o número total de efetivo da PMSC caiu 10,05% enquanto a população catarinense aumentou 4,48%", informou a Aprasc em nota.

Distribuição
O comandante geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, informou que esta é a maior chamada da história da corporação e que a distribuição de profissionais está sendo avaliada.

"A Polícia Militar já fez o seu levantamento em cima de situações técnicas. Aumento populacional, demanda reprimida, dentro de vários quesitos nós elencamos para que a gente possa, da melhor forma, distribuí-los após a formatura", disse o coronel.

Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
Ainda nesta segunda-feira, Colombo disse que no segundo semestre serão chamados aprovados para Polícia Civil, para ingressar no curso de formação. Um novo concurso para o Corpo de Bombeiros também deve ser aberto. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »