28/11/2016 às 09h39min - Atualizada em 28/11/2016 às 09h39min

Raimundo Colombo apresenta investimentos e faz prestação de contas em Mafra e promete recursos para revitalização da SC 477

O governador Raimundo Colombo relatou que 2016 foi um difícil, mas o Governo do Estado buscou estimular setores estratégicos da economia para diminuir os efeitos da crise. “Não aumentamos impostos, optamos pela austeridade fiscal e qualificação dos gastos. Isso é fundamental para garantir empregos, um dos nossos maiores objetivos. Santa Catarina está enfrentando bem a crise. Hoje, com certeza, somos o Estado mais equilibrado fiscal e financeiramente do país”, afirmou. 

O governador também ressaltou o pagamento das multas de repatriação como importante para ajuda financeira. Nesta semana, ficou definido que o Governo Federal vai dividir com o estados e municípios as multas do processo de repatriação de recursos do exterior. Com isso, os estados terão um aporte de R$ 5,3 bilhões. Santa Catarina poderá receber cerca de R$ 62 milhões, já descontado o Fundeb. Os recursos serão pagos ainda neste ano. 

Ele ressaltou que a situação atual é de desafios e, ao mesmo tempo, de oportunidades. “Não podemos fechar os olhos para o desenvolvimento, temos que trazer cada vez mais oportunidade de melhorar a infraestrutura, de conquistar espaços para que haja crescimento na economia, na geração de empregos e ganho social para todos os catarinenses. Acredito que 2017 será melhor do que foi este ano, mas ainda será preciso ter cautela e se dedicar ao equilíbrio fiscal e financeiro do Estado”, finalizou o governador. 

A ADR Canoinhas abrange os municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras. Entre as obras do Governo do Estado na região, destacam-se a implantação do sistema de esgoto sanitário, em Canoinhas, que está em andamento. Ainda no município, a reforma da Escola de Educação Básica Irmã Maria Felícitas, com um prédio moderno para atender os mais de 700 alunos do ensino fundamental e médio. Em Porto União, uma das obras mais importantes é o asfalto de acesso ao Distrito de Santa Cruz do Timbó. O local é um ponto turístico conhecido como a Rota das Cachoeiras. 

Também participaram os secretários executivos da ADR Mafra, Abel Schroeder, da ADR Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, o prefeito de Mafra, Wellinton Bielecki, e deputados estaduais.

Ainda em Mafra, o governador encerrou a agenda no 1º Encontro Regional do Planalto Norte Catarinense, a partir das 20h. O evento aconteceu no Parque Verde e com a presença de  prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. 

Câmara se mobiliza pela instalação do curso de medicina em Mafra

Estas informações deverão fazer parte de uma Moção de Apelo que já está sendo elaborada e deverá passar pela análise dos demais vereadores na próxima semana. A iniciativa dos vereadores deverá estar fundamentada na resolução nº 042/2016 do conselho universitário da UnC, que dispõe sobre a criação do curso de graduação em medicina e a oferta de 72 vagas anuais para ingresso a partir do 1º semestre de 2017.

Requisitos e benefícios

“Além da melhoria na saúde, o curso de medicina deve trazer também o desenvolvimento na economia do município, movimentando o comércio e o setor imobiliário, por exemplo. É fundamental a mobilização de todos os setores da sociedade para garantir que Mafra seja contemplada”, afirma Schelbauer.

Rádio Cidade


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »