26/08/2015 às 09h33min - Atualizada em 26/08/2015 às 09h33min

Representantes de municípios do Planalto Norte participam de reunião sobre potencial turístico da região

Jmais

“Os Municípios devem trabalhar juntos para o fortalecimento do setor turístico no Planalto Norte”, com essas palavras, Dionei Walter da Silva, assessor do deputado federal Mauro Mariani, buscou orientar os responsáveis pelo desenvolvimento de projetos e ações na área de turismo das prefeituras da região. Atendendo ao pedido do parlamentar, uma reunião foi realizada em Canoinhas na tarde de segunda-feira, 24, para prestar informações sobre o cadastro de propostas no sistema do governo federal.

Para a turismóloga e gestora da Fundação Cultural Helmy Wendt Mayer, Viviane Bueno, o diálogo entre os municípios é muito importante para dar ampla visibilidade à região. “Temos um grande potencial turístico no Planalto Norte, uma história rica, diversidade cultural e população acolhedora. Nossa região já dispõe de um roteiro turístico e com a união dos municípios e apoio de parlamentares, como Mauro Mariani, nossas cidades ganham mais força e destaque no cenário nacional. Precisamos continuar dialogando e trabalhando todos com o mesmo objetivo, que é o desenvolvimento da região”, comenta Viviane.

A passagem do assessor parlamentar pela região também foi motivada pela necessidade da preservação da história do Planalto Norte, palco da Guerra do Contestado, conflito que ocorreu entre 1912 e 1916. Também por este motivo, a reunião contou com a presença do pesquisador e historiador canoinhense, Fernando Tokarski, autor de diversos livros sobre o conflito, entre eles “Cronografia do Contestado” e “Dicionário de Regionalismos do Sertão do Contestado”.

Participaram do encontro, o turismólogo e responsável pelo setor de turismo em Canoinhas, Marcelo Tokarski, que durante a reunião falou sobre a 20ª Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate), que acontece de 11 a 13 de setembro no Parque de Exposições Ouro Verde; além da supervisora da Secretaria de Planejamento e responsável pelo cadastro de propostas no portal de convênios do Governo Federal, Liliane Grosskopf; representantes dos municípios de Irineópolis, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Itaiópolis.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »